Login

Faça o login em sua conta

Login *
Senha *
Lembrar

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Login *
Senha *
Repita a senha *
E-mail *
Verify email *

Empresa gaúcha de implementos agrícolas desenvolve projeto de IoT

User Rating: 0 / 5

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

A Stara, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do país, com sede na cidade de Não Me Toque, no Rio Grande do Sul, e atuação em 35 países, está desenvolvendo um protótipo com uso de tecnologia de Internet das Coisas (IoT) em parceria com o SAP Labs, de São Leopoldo, voltado a melhorar os processos para plantação de sementes, serviços e gestão de ativos de máquinas agrícolas.

O projeto da Stara já utiliza sensores em seus tratores por meio de uma solução de telemetria conectada com a plataforma SAP Hana Cloud, que permite a integração dos dados obtidos com os sistemas de gestão empresarial.

Com o protótipo de IoT, o agricultor pode monitorar online e em tempo real os processos de plantios (como quantidade de sementes), de preparo, adubação e correção do solo, pulverização e colheita.  Os dados podem ser integrados ao sistema de gestão da fazenda, o que permite análise em tempo real. "Os agricultores podem acompanhar e tomar decisões imediatas sobre os processos críticos de seu negócio, garantindo controle mais eficiente dos custos e das compras de insumos", destaca Cristiano Paim Buss, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Stara.

Entre os benefícios do protótipo estão ainda a possibilidade de acompanhar as metas de trabalho definidas no planejamento da safra; redução das perdas com o transpasse – plantio de áreas que já foram semeadas – e aprimoramento do gerenciamento de performance dos operadores de máquinas. "Testes feitos com o protótipo revelam que há um aumento de 100% na confiabilidade dos dados e de 100% na velocidade da informação para a tomada de decisão", destaca Roberto Kuplich, gerente de desenvolvimento e soluções customizadas do SAP Labs América Latina.

A equipe de engenharia e TI da Stara, em parceria com o time de experts do SAP Labs, foram os responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro trator capaz de transformar dados do campo em informação relevante para o agricultor. Ele vai além das tradicionais soluções de agricultura de precisão, normalmente consertadas via satélite.

Com a solução de processamento de dados em tempo real SAP Hana, a Stara criou o protótipo que é capaz de monitorar as atividades da fazenda no momento em que elas acontecem de qualquer lugar. Com os dados de telemetria transmitidos pelos sensores para o ERP na nuvem, tornou-se possível monitorar cada uma das atividades previstas para cada parte da plantação, usando uma interface simples.

Conforme o agricultor vai plantando a lavoura, ele vai sincronizando as bases e baixando online seus estoques. O  trator manda as informações e vai provocando baixas automáticas na solução de gestão do ERP ou compartilhando com qualquer outra aplicação da SAP.

"Dados precisos como o custo total planejado por tarefa e o status de sua realização permitem ao usuário tomar decisões mais precisas nas atividades de plantio e desenvolvimento das culturas", explica Buss, lembrando que este acompanhamento garante melhor alocação de recursos e melhores resultados.

Esse protótipo desenvolvido pela Stara e SAP comprova a viabilidade da aplicação de IoT no campo, que é responsável por 22% do PIB brasileiro. "A tecnologia desempenha um papel fundamental, já que algumas fazendas possuem mais de 400 máquinas – tratores, pulverizadores, plantadoras, entre outras, o que torna impossível o gerenciamento dessa quantidade de dados em planilhas ou papeizinhos", afirma Buss.

Fale conosco

 

Rua Antônio da Veiga, 105, Victor Konder - Blumenau
(47) 9 9140-6243 / 9 8902-8614
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.